8 de junho de 2009

Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre Fórum de Esporte em São José dos Campos

Iniciativa da Secretaria, o evento visa estimular ações inclusivas em atividades esportivas e de lazer. Secretária conheceu ainda programas de inclusão na cidade
No dia 4 de junho, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, esteve em São José dos Campos para a abertura do Fórum Regional "O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência".
Durante a abertura do Fórum, que contou ainda com a participação do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, o vice-prefeito, Luiz Antônio Ângelo e o Secretário Municipal de Esportes, Sérgio Teodoro, entre outras autoridades, a Secretária destacou que "o esporte e a atividade física são parâmetros de qualidade e de manutenção da saúde para todas as pessoas. E não será diferente para as pessoas com deficiência. Buscar alternativas de vida ativa, de lazer e entretenimento é parte importante do processo de aquisição de saúde e significa muito quando se fala em inclusão social". "O esporte é inclusivo na sua origem. Ele permite que as pessoas, com suas diferenças e particularidades, possam usufruir os mesmos espaços", completou Linamara.
Sobre o Fórum, a Secretária prosseguiu, "a estratégia é ter o esporte como a grande porta de entrada para a discussão das questões que interessam às pessoas com deficiência. E o esporte tem uma importância imensa, porque a atividade física começa na escola e deve se estender por toda a vida". O esporte "pode ser responsável por uma geração capaz de dividir a mesma bola, o mesmo pátio, a mesma piscina. Uma geração em que a juventude conviva dividindo o espaço com as pessoas com deficiência. Este é o único caminho que permite a criação de uma sociedade para todos. Não podemos crescer separados, nos educar em ambientes separados, para depois vivermos na mesma sociedade".
Na visita a São José dos Campos, a secretária Linamara conheceu ainda algumas das iniciativas que o município vem desenvolvendo em prol da inclusão da pessoa com deficiência. Em março, a cidade criou a APPD - Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, que agora coordena ações e políticas voltadas para a participação, o direito e o exercício da cidadania das cerca de 80 mil pessoas com algum tipo de deficiência na cidade (dados do IBGE de 2003). A criação de uma instância representativa desse público em São José dos Campos atende a uma solicitação do governador José Serra, para que os municípios paulistas passem a desenvolver políticas municipais inclusivas e tornem suas cidades mais democráticas para todos.
A APPD de São José dos Campos pleiteia a implementação, na cidade, de uma unidade fixa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, centro de atendimento multidisciplinar que oferecerá ao desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. Durante a visita, a secretária Linamara conheceu o local que a prefeitura pretende disponibilizar para a construção da unidade. Atualmente, a cidade mantém as unidades de reabilitação Centro-Norte, Sul e Leste, que, entretanto, são mais voltadas para o atendimento de pessoas idosas.
O diretor de Projetos da cidade, André Santos, conta que a APPD coordena a implantação da iniciativa "Calçada Segura", que promove a acessibilidade em calçadas de prédios, parques e equipamentos públicos. Só em 2009, devem ser reformados 60 mil metros quadrados de calçadas desses imóveis públicos na cidade. O projeto está gerando uma campanha de conscientização dos cidadãos, que têm realizado também a adequação e a reforma de calçadas de seus imóveis particulares.
Para incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a Prefeitura de São José mantém, desde 2006, em parceria com a Avape - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais, o Integra. Centro de capacitação profissional da pessoa com deficiência, o Integra faz ainda o mapeamento da demanda das empresas locais e encaminha os profissionais preparados de acordo com essas solicitações. O Sorri - trabalho de capacitação das pessoas com deficiência - apoia o Integra na capacitação profissional das pessoas com deficiência.
Nas áreas de Esporte e Lazer, assunto do fórum que a Secretaria realiza na região, a Prefeitura de São José dos Campos também tem projetos-piloto em desenvolvimento. A proposta é de inclusão das crianças e jovens com deficiência nos grupos do FADENP - Fundo de Apoio ao Desporto da cidade, que reúne pessoas com e sem deficiência na prática de esportes como judô, basquete, natação e vôlei.
Fonte: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

28 de abril de 2009

UNIR PARA CRESCER

O CMDPCD participou do dia 27 de abril de 2008 de um encontro de conselhos organizado pelo conselho municipal do idoso, o evento contou com a participação de 8 conselhos da cidade que tiveram a chance de se conhecerem estreitando o laços que os unem.
O evento foi muito bom e dele saiu uma agenda e até uma proposta de se criar um grupo inter conselhos que teria como missão principal pensar maneiras de unir todos os conselhos da cidade.

26 de abril de 2009

CMDPCD visita Assessoria Municipal da Pessoa Com Deficiência

22/04/2008
O Conselho Minicipal de Direitos da Pessoa com Deficiência teve uma reunião com o Assessor Municipal da Pessoa com Deficiência de São José dos Campos no sétimo andar do prédio da prefeitura, foi um primeiro contato para que se conhecessem e pudessem desenvolverem trabalhos como parceiros futuramente.
A presença dos conselheiros foi maciça o que mostrou a força e interesse do coletivo em defender os direitos das pessoas com deficiência como já vem fazendo.

O Assessor Dr. Luís António se mostrou aberto a parcerias e disse que a Assessoria veio pra somar forças e não dividir.
O Coordenador do CMDPCD Wanderley M. de Assis também foi pela mesma linha e colocou o conselho a disposição para promover inclusão.

19 de março de 2009

Coordenador do CMDPcD eleito Conselheiro Estadual

No dia 14 de Março de 2009 o CEAPcD (Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência)realizou no Memorial da America Latina o encontro estadual para eleger o colegiado que atuará em 2009/2010, o Vale do Paraíba (Nucleo VII) foi a regiao que conseguiu um maior número de vagas elegendo o Sr. Eurico Fernandes de Jacareí, Sr. Willian Paulo da Silva de Pindamonhangaba, Sr. Carlos Eugênio Bakos de São José dos Campos e Wanderley Marques de Assis de São José dos Campos como conselheiros titulares e ainda foi eleita como suplente a Sra. Eliane da Silva Pavret de Caçapava.
O Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de São José dos Campos agora tem um representante no Conselho Estadual e seis membros do Núcleo Regional VII que é uma subdivisão do Conselho Estadual.

Veja a Lista dos Eleitos:

CONSELHEIROS TITULARES REPRESENTANTES DE ENTIDADES "DE"
1. Núcleo I Maria José do Prado 13 VOTOS São Paulo - Capital
2. Núcleo II José Oliveira Justino 14 VOTOS Ribeirão Pires
3. Núcleo III Ida Célia Palermo 14 VOTOS Campinas
4. Núcleo IV Antônio José Camargo Fortes 16 VOTOS Botucatu
5. Núcleo V Dejair Gonçalves de Andrade 15 VOTOS Ribeirão Preto
6. Núcleo VI Márcia Paes Gori 8 VOTOS São José do Rio Preto
7. Núcleo VII Wanderley Marques de Assis 14 VOTOS São José dos Campos
8. Núcleo X Luciano Marques de Souza 13 VOTOS Santos
9. Núcleo I Doralice Pereira Simões 5 VOTOS Representação
10.Núcleo VII Willian Paulo da Silva 5 VOTOS Pindamonhangaba

CONSELHEIROS SUPLENTES REPRESENTANTES DE ENTIDADES "DE"
1.Núcleo III Malcom César Ramos 4 VOTOS Indaiatuba
2.Núcleo II Ricardo de Oliveira Pedroso 3 VOTOS Mogi das Cruzes
3.Núcleo V Paulo Toledo Lima 3 VOTOS Araraquara
4.Núcleo II Vera Lúcia Rodrigues Oliveira 1 VOTOS Osasco

CONSELHEIROS TITULARES REPRESENTANTES DE ENTIDADES "PARA"
1.Núcleo I Carlos Roberto Perl 16 VOTOS São Paulo – Capital
2.Núcleo II Edgar Venâncio 14 VOTOS Guarulhos
3.Núcleo III Josefa Aparecida Néri Guido 9 VOTOS Indaiatuba
4.Núcleo VI Carlos Botelho 20 VOTOS Sorocaba
5.Núcleo V César Augusto Ferreira 21 VOTOS Araraquara
6.Núcleo VI Iranilson Alves da Silva 20 VOTOS Araçatuba
7.Núcleo VII Eurico Fernandes 9 VOTOS Jacareí
8.Núcleo IX Waldir Teresa 19 VOTOS Olímpia
9.Núcleo X Rogério Soares Augusto 21 VOTOS Praia Grande
10.Núcleo VII Carlos Eugênio Bakos 8 VOTOS São José dos Campos

CONSELHEIROS SUPLENTES REPRESENTANTES DE ENTIDADES "PARA"
1.Núcleo III Bruno Roberto Macedo 8 VOTOS Campinas
2. Núcleo II Sonia Maria Montesino da Silva 7 VOTOS Osasco
3. Núcleo I Claudia Sofia Indalécio Pereira 5 VOTOS São Paulo – Capital
4. Núcleo III Rosa Maria Pompeu Ferreira 4 VOTOS Piracicaba
5. Núcleo VII Eliane da Silva Pavret 4 VOTOS Caçapava

Veja o SITE: www.pessoacomdeficiencia.com