8 de junho de 2009

Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre Fórum de Esporte em São José dos Campos

Iniciativa da Secretaria, o evento visa estimular ações inclusivas em atividades esportivas e de lazer. Secretária conheceu ainda programas de inclusão na cidade
No dia 4 de junho, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, esteve em São José dos Campos para a abertura do Fórum Regional "O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência".
Durante a abertura do Fórum, que contou ainda com a participação do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, o vice-prefeito, Luiz Antônio Ângelo e o Secretário Municipal de Esportes, Sérgio Teodoro, entre outras autoridades, a Secretária destacou que "o esporte e a atividade física são parâmetros de qualidade e de manutenção da saúde para todas as pessoas. E não será diferente para as pessoas com deficiência. Buscar alternativas de vida ativa, de lazer e entretenimento é parte importante do processo de aquisição de saúde e significa muito quando se fala em inclusão social". "O esporte é inclusivo na sua origem. Ele permite que as pessoas, com suas diferenças e particularidades, possam usufruir os mesmos espaços", completou Linamara.
Sobre o Fórum, a Secretária prosseguiu, "a estratégia é ter o esporte como a grande porta de entrada para a discussão das questões que interessam às pessoas com deficiência. E o esporte tem uma importância imensa, porque a atividade física começa na escola e deve se estender por toda a vida". O esporte "pode ser responsável por uma geração capaz de dividir a mesma bola, o mesmo pátio, a mesma piscina. Uma geração em que a juventude conviva dividindo o espaço com as pessoas com deficiência. Este é o único caminho que permite a criação de uma sociedade para todos. Não podemos crescer separados, nos educar em ambientes separados, para depois vivermos na mesma sociedade".
Na visita a São José dos Campos, a secretária Linamara conheceu ainda algumas das iniciativas que o município vem desenvolvendo em prol da inclusão da pessoa com deficiência. Em março, a cidade criou a APPD - Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, que agora coordena ações e políticas voltadas para a participação, o direito e o exercício da cidadania das cerca de 80 mil pessoas com algum tipo de deficiência na cidade (dados do IBGE de 2003). A criação de uma instância representativa desse público em São José dos Campos atende a uma solicitação do governador José Serra, para que os municípios paulistas passem a desenvolver políticas municipais inclusivas e tornem suas cidades mais democráticas para todos.
A APPD de São José dos Campos pleiteia a implementação, na cidade, de uma unidade fixa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, centro de atendimento multidisciplinar que oferecerá ao desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. Durante a visita, a secretária Linamara conheceu o local que a prefeitura pretende disponibilizar para a construção da unidade. Atualmente, a cidade mantém as unidades de reabilitação Centro-Norte, Sul e Leste, que, entretanto, são mais voltadas para o atendimento de pessoas idosas.
O diretor de Projetos da cidade, André Santos, conta que a APPD coordena a implantação da iniciativa "Calçada Segura", que promove a acessibilidade em calçadas de prédios, parques e equipamentos públicos. Só em 2009, devem ser reformados 60 mil metros quadrados de calçadas desses imóveis públicos na cidade. O projeto está gerando uma campanha de conscientização dos cidadãos, que têm realizado também a adequação e a reforma de calçadas de seus imóveis particulares.
Para incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a Prefeitura de São José mantém, desde 2006, em parceria com a Avape - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais, o Integra. Centro de capacitação profissional da pessoa com deficiência, o Integra faz ainda o mapeamento da demanda das empresas locais e encaminha os profissionais preparados de acordo com essas solicitações. O Sorri - trabalho de capacitação das pessoas com deficiência - apoia o Integra na capacitação profissional das pessoas com deficiência.
Nas áreas de Esporte e Lazer, assunto do fórum que a Secretaria realiza na região, a Prefeitura de São José dos Campos também tem projetos-piloto em desenvolvimento. A proposta é de inclusão das crianças e jovens com deficiência nos grupos do FADENP - Fundo de Apoio ao Desporto da cidade, que reúne pessoas com e sem deficiência na prática de esportes como judô, basquete, natação e vôlei.
Fonte: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Um comentário:

Maria Flavia disse...

Bom dia!meu nome é Flávia,e deixo aqui um breve comentario e homenagem a uma pessoa que amo muito.A luta por igualdade e mudanças atitudinais é nossa e vocês estão de parabéns pelas conquistas já alcançadas.
HUMANIZAR
Atualmente se fala muito em Direitos da Pessoa com Deficiência Física e Mobilidade Reduzida. Muitos avanços foram realizados, mudanças arquitetônicas importantíssimas. E as mudanças ATITUDINAIS?. Houve mudanças, mas ainda falta muito a avançar! Havia no meu convívio um familiar com deficiência mental e auditiva.Vivificamos recentemente o que durante toda a sua existência eu já havia percebido. Muitas pessoas não estão preparadas para atender os deficiente e seus familiares. Uns por falta de conhecimentos, outros por falta de sensibilidade. Aquela regrinha básica que JESUS nos deixou:
“faça ao próximo o que gostaria que fizesse a você”, esta um pouco esquecida na verdade. A partir do momento que você se coloca no lugar do próximo, sua perspectiva muda.
Meu familiar não podia ouvir, (deficiente auditivo)
Não podia falar, ( era muda).
Porém seu olhar denunciava tudo, ( se estava FELIZ ou TRISTE), se algo ou alguma coisa a encomodava. Contudo encontrou na sua trajetória de vida muitas pessoas sensíveis , humanas, sem
preconceito que possuem verdadeira luz interior. Os avanços conquistados pelos deficientes não podem ficar somente em normas e leis. Precisa avançar em ATITUDES e COMPORTAMENTOS. O que o mundo precisa é: HUMANIZAR
HUMANIZAR- PESSOAS
HUMAIZAR- ATENDIMENTOS

Homenagem a SILVIA MARTINS

Veja o SITE: www.pessoacomdeficiencia.com